Avançar para o conteúdo

Postais

    O projeto culminou numa apresentação pública homónima, intitulada “Postais”. O nome, escolhido em colaboração com ambas as comunidades, faz referência aos postais reais criados e trocados entre os participantes do CRIF e da Ourearte durante os workshops. Nestes encontros, estímulos musicais inspiravam os participantes a desenhar em pequenos retângulos de papel, que eram depois trocados entre as duas instituições. Esta troca simbólica manteve a comunicação entre os grupos até ao momento em que foi possível reuni-los presencialmente, e os postais criados integraram a cenografia do espetáculo, oferecendo uma expressão visual ao projeto, que até então se focava predominantemente na música.

    O título “Postais” evoca o postal como símbolo de transmissão de mensagens, servindo de metáfora para a comunicação e para o potencial dos objetos artísticos de ultrapassarem a sua forma física e transmitirem múltiplos significados. Esta ideia surgiu da constatação de que os dois grupos trabalhavam em separado mas em paralelo, e que, apesar da proximidade geográfica, Fátima e Ourém são cidades distintas. Os postais representam, assim, não só a comunicação, mas também a capacidade dos objetos artísticos de refletirem significados complexos, tal como as duas faces de um postal revelam ou imagem ou texto. Através deste meio, o projeto conseguiu aproximar duas comunidades inicialmente desconhecidas entre si, que acabaram por estabelecer laços e relações através da música.